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Custos no processo de tomada de decisão em empresas rurais PDF Imprimir E-mail

Fonte: Anais- II Seminário USP de Contabilidade, 2002, São Paulo, SP. 
Autor: Aldo Leonardo Cunha Callado 

A gestão de custos é decisiva no contexto competitivo da atual conjuntura do mercado consumidor. Dentro da perspectiva moderna para a gestão empresarial, o principal papel da gestão rural consiste nas atividades relacionadas ao planejamento, controle, processo decisório e avaliação de resultados. As limitações organizacionais e estruturais impostas aos empreendedores rurais dificultam a tarefa de gerar informações gerenciais que permitam a tomada de decisão, com base em dados consistentes e reais. Para que as empresas rurais sejam eficientes na tomada de decisão, a contabilidade deve auxiliar os gestores da empresa, não somente nos aspetos financeiros, mas nas questões de grande importância para formulação ou avaliação dos processos administrativo e produtivo. O conhecimento dos elementos componentes do custo rural é fundamental para a tomada de decisão. Um sistema de custos provedor de informações contábeis deve ser simples, confiável, coerente e atualizado. As informações sobre custos devem ser utilizadas na definição dos preços de venda, no controle dos diversos elementos formadores do custo e na identificação das margens de contribuição das várias atividades. A falta de precisão nos custos comprometerá a qualidade das decisões tomadas.
 

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